Relatorio De Ci Ncias B SSULA Certo

363 palavras 2 páginas
Colégio Salesiano Dom Bosco Cidade Alta

Julia Bellucco da Cruz – n°19
Julia D’Auria Antuniassi – n°20

Construindo uma bússola

Piracicaba, 22 de abril de 2013

Objetivo
A bússola é uma aplicação de imãs artificiais. Esse instrumento, que você já estudou em outros anos, permitiu melhorar muito a capacidade de orientação na superfície da Terra e se tornou muito importante nas grandes navegações. Organize seu grupo para montar uma bússola.

Material
1. 1 agulha grande de costura
2. 1 lâmina de cortiça ou de isopor, que irá funcionar como boia
3. 1 imã retilíneo
4. 1 prato com água

Procedimento

1) Primeiro, é preciso transformar a agulha num ímã, isto é, magnetizar a agulha. Para fazer isso temos que esfregar um polo do ímã suavemente por todo o comprimento da agulha, na mesma direção, várias vezes. Depois só afaste o ímã da agulha.
2) Coloque a agulha magnetizada sobre a cortiça e ponha-a para flutuar no prato da água.
3) Quando a agulha parar de se mover, observe em que direção ela parou.
4) Mova a agulha e o prato. Espere que a agulha pare novamente. Observe.

Observação
Depois de imantar a agulha com um ímã de geladeira, colocamos sobre uma lâmina de cortiça e logo depois colocamos para flutuar na água. Nós percebemos que o experimento não acontece com êxito se a pequena boia for para o canto do recipiente, logo ela deve ficar no meio para que ela aponte para um lado. Vimos que não importa a direção ou a quantidade de movimentos que fazíamos com a boia, pois ela sempre parava de se mover apontando para uma mesma direção (norte – sul).

Conclusão
Depois de cada uma realizar essa experiência individualmente em nossas casas, juntamos nossas ideias e percebemos que as conclusões tiradas foram as mesmas. A bússola sempre parava em uma mesma posição, apontando para os pólos magnéticos da Terra, mas para atingir o resultado pedido foram necessárias várias tentativas, pois algumas vezes a boia ia para o canto do prato. Com essas tentativas,

Relacionados