Relatorio De Bio Celular FORMATADO
643 palavras
3 páginas
1. INTRODUÇÃO As células vegetais eucariontes como característica possui o núcleo delimitado por uma membrana intitulada carioteca ou membrana nuclear (células eucarióticas) morfologicamente apresentam algumas características que as distingue, como a presença de parede celular, de grandes vacúolos que muitas vezes ocupam grandes espaços nas células. As células procariotas não possuem núcleo organizado, separando o material genético do citoplasma. Os seres vivos que possuem células procariontes são denominados compreendendo as bactérias e as cianofíceas. Para tanto, a experiência pratica na visualização da epiderme de organismos vegetais (Cebola e Tomate) e bacterianos (bacilos) traz a verificação direta de tais estruturas celulares.
2. OBJETIVOS
O Objetivo geral da aula pratica em laboratório, foram-se visualizar paredes celulares das células, Observando a epiderme do tomate e cebola, visualizando também, as estruturas das células dos bacilos (bactéria) e da planta aquática Elódea, diferenciando o método utilizado para cada processo.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Microscópio óptico
Conta Gotas
Lâmina
Lamínula
Lâmina de Barbear
Tomate
Cebola
Pinça
4. METODOLOGIA
4.1. OBSERVAÇÕES DAS CÉLULAS DO TOMATE
Pingaram-se sobre a região central de uma lâmina uma gota de água, em seguida com auxilio da lâmina de barbear, foram-se feitos cortes de 1 cm da superfície da epiderme do tomate. Com a pinça de ponta fina retiraram-se a epiderme do pedaço cortado, e colocaram-se sobre a gota de água na lâmina, sendo toda a preparação coberta com a lamínula.
Foram-se retiradas as bolhas de ar, pressionando levemente a lamínula com a pinça. Colocaram-se a lâmina com a preparação dentro de um papel filtro dobrada, sendo pressionado levemente para retirar o excesso de liquido. Levaram-se toda a amostra ao microscópio optico usando objetiva de 10x e logo após objetiva de 40x, girando o micrométrico para melhor obtenção do foco, foram-se visualizadas as células da epiderme do tomate.