ANALISE SISTEMÁTICA DO 4° E 5° GRUPO DE CATIONS
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA 2
2 OBJETIVOS 3
3 MATERIAIS UTILIZADOS E PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 3
3.1 Materiais 3
3.2 Reagentes E Soluções 4
3.3 Procedimento Experimental 4
4 RESULTADOS E DISCUSSÕES 6
5 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO TEÓRICA
A análise qualitativa é a parte de Química Analítica que se preocupa com a identificação dos constituintes de uma amostra que pode ser de natureza mineral, vegetal ou animal. O objetivo da análise qualitativa é identificar os elementos ou íons que formam determinada substância. O procedimento para a identificação de uma espécie química consiste em provocar nela uma variação em suas propriedades que possa ser facilmente observada. O agente que promove a variação chama-se reagente, pois reage quimicamente com o produto que se deseja reconhecer.
A análise funcional e sistemática de uma solução deve ser iniciada pelos ensaios preliminares e seguida de ensaios para ânions e separação e identificação dos cátions. Essa identificação é feita com a adição de reagentes específicos (ácido clorídrico, ácido sulfídrico, amônia, sulfeto de amônio ou carbonato de amônio) que promoverá a formação de precipitados, adicionalmente estes precipitados serão analisados. Os grupos de cátions são classificados de acordo com a adição desses reagentes específicos.
A análise sistemática será iniciada com o estudo de cátions, seguido dos ânions, considerando-se suas classificações e reações. Serão abordados os procedimentos de como tratar os produtos de cada reação entre os cátions, bem como os reagentes que identificam os cátions de um mesmo grupo e os procedimentos e/ou ensaios utilizados na identificação dos ânions.
Os cátions do grupo IV se caracterizam por formarem carbonatos insolúveis em meio alcalino e sulfetos solúveis em meio aquoso. Este grupo é formado pelos metais alcalino-terrosos que não precipitam com os reagentes dos cátions do grupo I, II, e III. Constituinte dos cátions grupo IV são cálcio (II), estrôncio (II) e bário (II).