Relatorio de aula pratica de chaves de identificação
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE CRIPTÓGAMAS
RENATA DE ARAÚJO E SILVA
Chaves de Identificação
Fortaleza
Março 2012
Introdução
Identificação é a determinação de um táxon, como idêntico ou semelhante a outro já existente, utilizando-se a comparação com material de herbário devidamente identificado, as chaves dicotômicas de identificação e a literatura específica O termo chave de identificação vem do símbolo da matemática que agrupa conjuntos de elementos semelhantes. É ferramenta importante na Sistemática Vegetal, pois ordena os taxons seguindo uma lógica e hierarquia em que caracteres morfológicos mais abrangentes agrupam espécies que são distintas por caracteres específicos.
Método muito utilizado na classificação de seres vivos, queapresenta em cada nível duas alternativas mutuamente exclusivas.Cada conjunto de alternativas antítese deverá encaminhar para doisgrupos distintos de seres vivos, com os mesmo caracteres.
Numa chave dicotómica podem-se utilizar números, letras ousímbolos para indicar o caminho a seguir numa classificação.
Não é objetivo das chaves dicotómicas incluir todas as espéciesexistentes, mas apenas um grupo restrito, como, por exemplo, asespécies que se podem encontrar numa determinada região.
Objetivo
A aula prática objetivou o uso de chaves de identificação pelos alunos o que deveria possibilitar a eles uma melhor compreensão do raciocínio utilizado na classificação de espécies na sistemática vegetal, porém a identificação realizada pelos alunos foi até o nível de família.
Material e Métodos
Para a realização da aula prática a turma foi divida em grupos onde cada um deles ficou responsável pela identificação até o nível de família dos organismos apresentados pela professora. O grupo que ficou responsável pela identificação de famílias da ordem dos Agaricales utilizou como chave de identificação o