Relatorio de Araste a Vapor
Destilação Por Arraste a Vapor
Componentes: Anne Profº: Dra Rosanne Albuquerque Jéssica Kescia Michael Mônica Souza Talyta Bastos Edla
Aracaju/SE 30 de junho de 2014
Relatório
1. Prática nº 3: Destilação por arraste a vapor
2. Objetivo
Extração do Eugenol, óleo essencial encontrado no cravo-da-índia, a partir da aplicação consecutiva dos processos: destilação por arraste a vapor e extração com solvente.
3. Introdução
A destilação por arraste a vapor é usualmente empregada na purificação de substâncias voláteis e imiscíveis em água. Tem como principal vantagem o fato de a mistura entrar em ebulição a uma temperatura inferior ao ponto de ebulição da água. Esta técnica é também aplicada para resinas e óleos naturais que podem ser separados em frações voláteis e não voláteis e na recuperação de sólidos não arrastáveis pelos vapores de sua dissolução, na presença de um solvente com alto ponto de ebulição.
O princípio da Destilação por Arraste de Vapor baseia-se no fato de que a pressão total de vapor de uma mistura de líquidos imiscíveis é igual à soma da pressão de vapor dos componentes puros individuais. A pressão total de vapor da mistura torna-se igual à pressão atmosférica, consequentemente a mistura ferve numa temperatura menor que o ponto de ebulição de qualquer um dos componentes.
O cravo da Índia utilizado no experimento é constituído, basicamente, por um óleo o eugenol (70 a 80%), acetato de eugenol (15%) e beta-cariofileno (5 a 12%). O Eugenol é um composto aromático que está presente nos cravos, canela,sassafrás e mirra. O alto conteúdo