Relatorio de Analise do solo
Análise de Matéria Orgânica no Solo
Nome
: Carolina Szecko Ribeiro
Alice de Sousa de Castro
Gabriele Rodrigues Ramos
Curso
: Téc. Análises Químicas
Modulo
:III
Unidade
Curricular : Análise de Solo
Prof
. Michael Ramos Nunes
Lages-SC
1.
Introdução:
A matéria orgânica do solo exerce papel de grande importância, tanto do ponto de vista químico, quanto físico ou biológico. A sua origem, a composição química, as alterações, e suas funções, vêm sendo alvo de diversos estudos, devido ao conhecimento de seus teores ser fundamental em diferentes áreas da Ciência do Solo, além da grande importância no fornecimento de nutrientes às plantas, retenção de água, de cátions e outros fatores.
O método colorimétrico, amplamente adotado pelos laboratórios de análise de solo no Brasil, requer a montagem de uma curva padrão de calibração. Essa curva é feita com uma série de amostras de solo, sendo que o teor de matéria orgânica das amostras utilizadas para a montagem da curva de calibração.
2.
Objetivo:
O objetivo deste trabalho é determinar o teor de carbono orgânica no solo do
IFSC Câmpus Lages.
3.
Materiais e Métodos:
3.1. Materiais:
Material
Quantidade
Volume
Balança Analítica
1
-
Peneira de abertura de malha
1
De 0,5mm
Erlenmeyer
2
250 mL
Almofariz com pistilo
1
-
Pipeta volumétrica
1
10 mL
Pipetador
1
-
Espátula
1
-
Banho maria
1
-
Mesa agitadora
1
-
Cubela
3
-
Espectrofotômetro
1
-
3.2.Métodos:
Para desta analise de carbono no solo foi utilizado o método de colorimétrico a partir da curva de calibração.Foi utilizado 1g de solo triturado com almofariz com pistilo, passado em peneira de cobertura de malha de 0,5 mm e colocar em erlenmeyer de 250 mL. Adicionara 10 mL de solução sulfocrômica. Aquecer em banho maria 30 minutos e agitar em mesa agitadora com movimento circular horizontal por 10 min com velocidade de 180rpm. Após a agitação deixar em repouso durante 1 hora, e posteriormente adicionar 50 mL