relatorio de aluno com dificuldade na oralidade
RESUMO
O presente paper aborda a história do desenho desde seu surgimento, na pré história, até a atualidade de um mundo conectado, na qual o desenhista encontra uma ampla gama de opções de expressão. Além da forma de expressão o desenho passou por mudanças no material utilizado começando pela invenção do papel,da pena e da caneta esferográfica, que substituíram a pedra e o osso, até a arte gráfica produzida diretamente no computador. Fazendo uso da técnica pode-se evidenciar a evolução do Desenho enquanto Arte e suas funções práticas, sua aplicação na vida cotidiana da antiguidade e da sociedade contemporânea. Para concluir, é trazida em coleção a realidade do mercado brasileiro, com um enfoque primordialmente voltado para a história em quadrinhos, primeira forma de representação mercadológica do Desenho no Brasil.
Palavras-chave: Arte; História; Evolução.
1 INTRODUÇÃO
O Desenho é a forma mais primitiva de comunicação, é anterior, inclusive, à escrita. Na qualidade de manifestação artística o desenho é, em sua instância primal, uma arte universal e que precede todas as outras. Seus primeiros relatos são os desenhos produzidos na pré-história, encontrados em cavernas.
As primeiras manifestações artísticas remontam, todavia, a uma época muito mais longínqua, ao fim do Paleolítico. Dezenas de milênios a. C. os homens. Que viviam da caça e da coleta ocasional de frutas silvestres, já conheciam o valor da imagem ou da figuração. Pertence, de fato, ao Paleolítico superior toda uma série de figurações tão sintéticas e intensamente expressivas que alguns dos maiores artistas modernos as consideraram obras de arte perfeitas, chegando mesmo a propô-las como modelos de absoluta autenticidade da expressão artística.
São imagens de animais grafitadas e pintadas sobre as paredes e sobre as abóbodas das grutas naturais disseminadas na Europa mediterrânea, principalmente na zona franco-cantábrica. São traçadas com os