Relatorio de aec
JUCELIA MARIA DA SILVA
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
EXERCÍCIO 3 – Reforçamento Contínuo (CRF)
CUIABÁ – MT
ABRIL – 2013
EXERCÍCIO 4- REFORÇAMENTO CONTÍNUO (CRF)
O objetivo do estudo é entender os processos de aprendizagem, por meio de análise experimental numa situação controlada, abordando varias teorias já estudadas em sala de aula como as contingências que são às regras que especificam relações entre eventos ambientais ou comportamentos e eventos ambientais, e o comportamento operante que são aqueles que operam sobre o ambiente, modificando- o e levando a modificações no próprio sujeito.
O Reforço é parte importante para a modelagem, pois é a consequência de um comportamento capaz de mudar a frequência desse comportamento, o tornando mais possível. São estímulos que pulsionam determinado comportamento. E os esquemas de reforçamento são os comportamentos que não precisam ser reforçados sempre que ocorrem, para continuarem. Um dos esquemas de reforçamento é o esquema contínuo, onde toda resposta é seguida de um estimulo reforçado. O experimento de modelagem e reforço contínuo (CRF) tem como objetivo condicionar o rato a pressionar a barra que está dentro da caixa de Skinner (caixa experimental) por meio de reforçamento de uma classe de respostas que será mudada gradualmente, de forma que ela incida sobre a reposta desejada, no caso modelar o comportamento até que o animal se comporte pressionando a barra de respostas.
MÉTODO
Sujeito
Nome: TED Idade: 3 Meses
Data de nascimento: 26/12/2012 Sexo: Masculino
Raça: Wistar Albino Peso: 224g
Tempo de privação: 73 horas 00min
História experimental anterior: Nível operante 73horas 00minutos, Treino ao bebedouro 1hora 58minutos e Modelagem de pressão a barra 73horas 00minutos.
APARELHOS
Caixa de Skinner “conforme descrito no