Relatorio de acidos e bases
A Cinética Química é a parte da Química onde se estuda o modo como as reações químicas se processam, com relação à extensão e o tempo em que ocorrem. De posse dos fatores que alteram a velocidade de uma determinada reação, pode-se prever, ou mesmo forçar para que a mesma se processe mais rapidamente. Como as reações envolvem quebra e formação de ligações, logo as velocidades dependem da natureza dos reagentes em questão.
Fatores que afetam a velocidade das reações:
1- Estado físico dos reagentes: Quando os reagentes estão em fases diferentes, a reação limita-se à área de contato, portanto no caso de um sólido, quando maior sua área superficial, mais rápida a reação de processará.
2- Concentração dos reagentes: Maior parte das reações químicas se processam mais rapidamente quando a concentração de um dos reagentes aumenta. Tal fato justifica-se com o maior número de choques entre as moléculas, levando a mais choques efetivos, logo a reação se processa mais rapidamente.
3- Temperatura: O aumento da temperatura faz com que aumente a energia cinética das moléculas. Na proporção em que elas movem-se mais rapidamente, chocam-se com mais frequência.
4- Adição de um catalisador: A presença de um catalisador na reação, faz com que a mesma se processe mais rapidamente, sem, no entanto participar da reação. O catalisador diminui a energia de ativação da reação, facilitando o seu mecanismo.
Nesta prática será estudado a cinética da reação entre o íon iodeto e íon persulfato, através de cinco experimentos, será determinada a variação na concentração de iodo em relação ao tempo em que a reação ocorre, mantendo fixo o valor de Na2S2O3.
O experimento estudado será a cinética da seguinte reação:
2I-(aq) + S2O82-(aq) I2(aq) + 2SO42-(aq) (1)
A reação entre o iodo e tiossulfato é a reação básica da iodometria indireta, onde em uma solução neutra, levemente ácida, oxida-se o íon tiossulfato a tetrationato:
2S2O32-(aq) + I2(aq) S4O62-(aq) + 2I-(aq) (2)