Relatorio da Interdidatica 2010
INTERDIDÁTICA
Seminário Internacional
Brasil-Europa sobre Qualidade e Acreditação do Sistema de E-Learning no Ensino Superior - Edição 2010 30 de abril de 2010
30/04/2010
A Garantia da Qualidade: Normatização Versus Inovação - Estratégias, Normas e Métricas de Auto-avaliação.
Palestrante: Prof. Dr. Wim Veen
Comentários: Prof. Dr. Roberto Cláudio Frota Bezerra
O professor Dr. Wim Veen abre o seminário de E-learning, fazendo uma ligação entre a educação e algumas tendências dos jovens de hoje na web: jogos interativos.
Hoje os jogos são uma mania entre os jovens. O professor percebe em sua investigação sobre novas estratégias aprendizagem das TICs, na Universidade de Delf, na Holanda, que os alunos que jogam aumentam suas habilidades cognitivas.
Um exemplo de jogo interativo citado é o World War Craft (figura), o qual conecta milhões de pessoas que utilizam avatares e múltiplas identidades para jogar. Há uma organização hierárquica respeitada pelos jovens jogadores, há utilização de estratégias e formação de equipe para executar tarefas e solucionar problemas. Observa-se também o empreendedorismo. Os líderes dessas hierarquias devem inspirar e motivas seus liderados nos jogos.
Por que tantas pessoas jogam:
1º O jogo lhe dá oportunidade de escolher estratégias dando controle ao usuário e é isso que os jovens anseiam;
2º O jogo permite que você decida;
3º Você cria o jogo;
O mundo virtual está cada vez mais no mundo real com exemplos como o Second Life, conferências virtuais, hologramas...se você não está na web, você não existe.
Palavras –chave do novo milênio: Compartilhamento, colaboração, par-a-par;
O professor fala do Homo Zappiens, conceito lançado em seu livro “Homo Zappiens - Educando Na Era Digital” (para baixar: http://search.4shared.com/q/1/homo%20zappiens).
Homo Zappiens:
Nova geração de seres humanos conectados, se, estudando, se comunicando e