Relatorio da eja
Aproximação do ensino com a realidade do educando.
Valorização dos saberes do campo. Uso de espaços alternativos de ensino, como as plantações locais.
Aprofundamento dos conhecimentos, relacionando-os com os produzidos fora do contexto rural.
Abertura da escola para a participação ativa da comunidade.
Contato com outras escolas rurais para a troca de experiências.
Comunidade presente Pais e vizinhos são fontes de informação, com alunos demonstrando respeito pelo saber que vem do campo.
Para valorizar os saberes do campo e fortalecer a aproximação com a comunidade, os agricultores se tornaram uma fonte de informação.
Da escola para a casa Aprendizagem faz sentido quando o que se aprende em sala de aula é levado para as propriedades da família
Outro princípio da Escola do Campo é aproveitar dados da realidade para ensinar os principais conteúdos curriculares. É também uma maneira de mostrar que o uso do contexto local não significa desprezar os conhecimentos produzidos fora do âmbito rural.
Ampliação do saber laboratório completo auxilia os professores a aprofundar os conhecimentos científicos da turma Usar vários mecanismos de interação com a comunidade. Os tradicionais, como o Conselho Escolar e o Grêmio Estudantil, devem ter participação ativa em todas as ações da escola. Deve haver ainda reuniões e assembleias comunitárias , nada deve acontecer sem que todos fiquem sabendo. Participando das decisões", a unidade deve estar permanentemente aberta para familiares e vizinhos, que utilizam os espaços disponíveis para promover cursos de qualificação profissional, reunir lideranças rurais e até promover