Relatorio curva de nivel
Nenhum terreno é totalmente plano, e essa irregularidade leva as águas para as partes mais baixas dos mesmos tornando-os excessivamente úmidos, causando erosão e outros problemas decorrentes de tal processo.
Para corrigir esse desnível do solo é necessária a implantação de curvas de nível, que nada mais são do que o alinhamento horizontal, formando curvas no sentido contrário à direção das águas, procurando impedir que a mesma ganhe velocidade em um terreno acidentado e ocasione os efeitos à cima mencionados.
Esse procedimento pode ser feito por métodos variáveis, que vão desde a mais alta tecnologia até ao emprego das tradicionais mangueiras de nível .
2.Revisão bibliográfica
As práticas conservacionistas permitem o controle de perdas de solo e água em áreas agriculturáveis, objetivando a maximização do lucro sem provocar redução da capacidade produtiva. A erosão consiste no processo de desprendimento e arraste das partículas do solo causado pela ação da água e do vento, constituindo-se na principal causa da degradação de terras agrícolas (Pruski & Grieseler, 1996). As práticas de conservação do solo podem ser divididas em vegetativas, edáficas e mecânicas.
As de caráter vegetativo são aquelas em que se utiliza a vegetação para proteger o solo contra a ação direta das chuvas e, conseqüentemente, minimizar o processo erosivo, enquanto as práticas edáficas são as que, com modificações no sistema de cultivo, além do controle da erosão, mantêm ou melhoram a fertilidade do solo. De acordo com o que se observa na prática, nem sempre as práticas edáficas e vegetativas são suficientes para o controle da erosão, principalmente em regiões em que ocorrem chuvas de grande intensidade.
Neste caso, a adoção de procedimentos complementares torna-se necessária para reduzir a velocidade do escoamento superficial e, conseqüentemente, a capacidade de transporte de sedimentos, o que pode ser alcançado mediante a implantação de barreiras mecânicas