Relatorio conversão
CENTRO DE TECNOLOGIA
CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
ENSAIOS COM TRANSFORMADOR
RELATÓRIO DA DISCIPLINA DE LABORATÓRIO DE CONVERSÃO
ELETROMECÂNICA DE ENERGIA
Prof. Rodrigo Padilha Vieira
Alexandre Denardin Cardoso
Eduardo José Meurer
Filipe Gabriel Carloto
Jean Santis Brand
Santa Maria, RS, Brasil
2015
1
INTRODUÇÃO
Os transformadores são dispositivos elétricos compostos por duas ou mais bobinas enroladas em um núcleo magnético, que permitiram que a corrente alternada de Nikola Tesla se popularizasse, em detrimento à corrente contínua, de Tomas Edison.
O invento de Michael Faraday, em 1831, permite a elevação e a diminuição da tensão da corrente alternada, já que o transformador se vale de princípios do eletromagnetismo e induz correntes a partir de um campo magnético variável, necessitando de um fluxo magnético inexistente na corrente contínua.
De lá para cá, a utilidade dos transformadores vem em crescente aumento, já que são empregados, principalmente, nos sistemas de distribuição de energia, permitindo a condução de eletricidade em altas tensões, e rebaixando o nível da tensão para os usuários.
Sabe-se que em um transformador ideal, a potência da entrada para a saída é conservada.
Contudo, em um transformador real, há perdas de energia no núcleo devido à indutâncias parasitas e nos enrolamentos devido à resistência dos condutores. Por isso, realiza-se ensaios em diferentes condições, e com base no modelo teórico é possível determinar com certo nível de precisão as perdas do equipamento e seus parâmetros construtivos.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Um transformador é formado por duas ou mais bobinas (enrolamentos representados por um circuito elétrico equivalente) enroladas sobre um núcleo magnético (ferromagnético comum às bobinas) a fim de transmitir energia através da indução magnética, elevando ou rebaixando o nível de tensão conforme os requisitos, como mostrado na Fig. 1.
Figura 1 – Esquemático de um transformador.
As