Introdu o fai
A família é considera o primeiro e o principal meio onde o indivíduo aprende a inserir-se em outros meios. Através deste elemento, o ente vai conhecendo os seus papéis, inicinado, assim, o processo de socialização, através da transmissão de valores, costumes entre as gerações.
A família: é a unidade básica da sociedade formada por indivíduos com ancestrais em comum ou ligados por laços afectivos.
Desenvovimento
A mesma apresenta uma estrutura composta por um conjunto indivíduos com condições e em posições socialmente reconhecidas e com uma interação regular socialmente aprovada. Esta pode assumir uma estrutura conjugal que consiste um homem, numa mulher e nos seus filhos biológicos ou adoptados, habitando num ambiente familiar comum.
Existem também famílias com uma estrutura monoparental, tratando-se de uma organização da estrutura nuclear tradicional devido a fenómenos sociais, como o divórcio, abandono de lar, ou adopção de crianças por uma só pessoa.
Noção de família Angolana
A nossa realidade social é caracterizada pela existência maioritária de valores e referências da cultura tradicional africana, a que se sobrepõem valores e referências da cultura ocidental. Por força dessa combinação cultural existem dois grandes tipos de organização familiar na nossa sociedade: família tradicional e família do tipo europeu.
A família trdicional é, em regra, extensa, podendo ser poligâmica. Este tipo de organização é originário e inerente ao sistema cultural tradicional angolano, em todas as suas matrizes regionais e locais. Começou por ter inspirações espirituais animistas, porém conciliável com a visão cristã no mundo. Tem maior predominância nos meios rurais, mas também está presente em grande parte da populaçáo que reside nos meios urbanos, independentemente do estrto social a que os seus membros pertençam. Nos meios urbanos as famílias organizam-se com base nas referências e valores da cultura tradicional, não possuindo um quadro