Relatorio cinzas condutimétricas
Análise de cinzas condutimétricas
Análise de cinzas condutimétricas
Introdução
Determinar o conteúdo de cinzas em grande valor. Na cana de açúcar, por exemplo, devem ser feita as determinações para produção de açúcar, devido a problemas causados por alta concentração de minerais no caldo, que causam interferência durante a clarificação e cristalização. A presença de determinados minerais na água pode causar problema de incrustações nas tubulações ou diminuir a eficiência de produtos usados na limpeza e sanitização da indústria. As cinzas condutimétricas são determinadas medindo-se a concentração de sais solúveis ionizados presentes em uma solução através da condutividade. Entre esses sais destacam-se os de potássio, de sódio, de ferro e algumas formas de silicatos. O procedimento tem como objetivo determinar a porcentagem de cinzas em uma amostra de caldo de cana, através de método instrumental, o condutivímetro.
Materiais e Reagentes
Água desmineralizada
Caldo de cana
Condutivímetro
Pipeta volumétrica de 5 mL
Balão volumétrico de 100 mL
Pera
Procedimento experimental
Com a pipeta volumétrica, pipetou-se 5mL de caldo de cana que foi passado para o balão volumétrico. Em seguida foi fita a diluição do caldo de cana, com a adição de água desmineralizada no balão. O menisco foi ajustado, o balão foi tampado e agitou-se o mesmo para que os líquidos se misturassem.
Uma pequena quantidade de água desmineralizada foi colocada em um béquer e levada para o condutivímetro que já havia sido ajustado anteriormente.
Em seguida uma pequena quantidade da solução foi levada em um béquer para que também tivesse a sua condutividade medida.
A condutividade da água e da solução foram medidas a 20°C.
Resultados e discussões
Com os resultados da condutividade da água e da solução foi realizado o cálculo pra que fosse descoberto o porcentual de cinzas da amostra de caldo de cana diluída na água desmineralizada.
A água desmineralizada apresentou