Relatorio Cientifico Teste De Chama
Discente
Docente Prof.: Cristiane Zanin
24 DE ABRIL DE 2014
OBJETIVO
Detectar os elementos formados de um determinado composto, através do ensaio por via seca (ensaio de coloração de chama).
INTRODUÇÃO
Em 1913, o notável físico dinamarquês Niels Bohr mostrou que as leis da física clássica não eram validas para os sistemas microscópicos. Sendo assim Bohr criou um novo modelo atômico fundamentado na teoria de Max Planck, estabelecendo alguns postulados:
Ao elétron dentro do átomo são permitidas apenas algumas energias fixas.
Quando o elétron apresenta alguma dessas energias permitidas não irradia energia em seus movimentos ao redor do núcleo, permanecendo em um estado estacionário de energia.
A cada estado estacionário permitido corresponde uma orbita circular com um determinado raio.
Quanto maior for à energia de um elétron no átomo maior será o raio de sua orbita.
Os elétrons ao saltar de um nível fundamental para um nível mais energético absorvem um quantum de energia, quando esse elétron retorna para seu estado fundamental, ou seja, perde energia emite energia em forma de luz. (ZANIM, Cristiane; Apostila de QuímicaEstrutural).
Figura 1. Ilustra como um Elétron salta para um nível mais energético (ou de maior energia), e volta para o seu estão estabilizado (estado fundamental), assim emitindo energia em forma de luz.
MATERIAIS E REAGENTES
Vidro e relógio
Béquer
Cabo de Kole
Fio de Monel (liga de Ni-Cr)
Bico de Bunsen
Pinça Metálica
Caixa de fosforo
Solução de acido clorídrico 6 mol/L
Na Cl KCl CaCl2 SrCl2 BaCl2 CuCl2 Li Cl
Mg
PARTE EXPERIMENTAL
Fixou-se o fio de Monel: Na extremidade do cabo de Kole.
Em seguida acendeu-se o bico de Bunsen ajustando a entrada de ar para a combustão da chama de forma que haja uma combustão limpa e completa e a chama fique azul.
Limpeza do fio de Monel: Colocou-se o fio em uma solução de