Relatorio Cidades Invisiveis Corrigido
Discente: Yvelize Cardoso.
RA: 1105249.
Polo: Batatais.
1 - Descrição da Atividade.
Livro: As cidades invisíveis.
Título: As cidades invisíveis
Autor: Ítalo Calvino.
Editora: Companhia das Letras.
Ano da publicação: 1990.
2 – Relatório da Atividade.
O livro de Ítalo Calvino (1923-1985) nascido em Santiago de Las Vegas, Cuba, conta a história do famoso viajante Marco Polo para Kublai Khan as cidades visitadas em suas missões diplomáticas, a quem serviu muitos anos, as incontáveis cidades do imenso império do conquistador Mongol. E o que surgi ao longo do livro é uma geografia fantástica, onde aos detalhes leva ás mais abrangente simbologia, onde a rapidez e a concisão do estilo é acompanhada do tom encantador das fábulas populares.
O viajante Marco Polo descreve ao conquistador Kublai Khan cada lugar de um império encantador, onde o domínio se concretiza por meio do discurso. Todas as cidades visitadas no imaginário de Polo tem sua geografia indefinida por ser dependentes das memórias de um homem, pois estas são inevitavelmente falhas, pois nunca será Veneza.
O livro está dividido em 11 temas: “As cidades e as memórias”, “As cidades e o desejo”, “As cidades e os símbolos”, “As cidades delgadas”, “As cidades e as trocas”, “as cidades e os olhos”, “As cidades e o nome”, “As cidades e os mortos”, “As cidades e o céu”, “As cidades contínuas”, “As cidades ocultas”.
O livro descreve relatos curtos e apresenta as belezas das cidades de forma consistente, visível, exata, rápida, leve e apaixonante. Nestas cidades descritas por Italo possivelmente o leitor se perderia por entre as muralhas, os espelhos, o lampião iluminando as cidades, Estátuas e escudos de animais, torres altas onde é possível ver de muito longe a cidade, cadeias de montanhas também chama a atenção em algumas das cidades, e mais, em algumas cidades você pode escolher se anda de camelo ou de navio, pois de um lado você consegue entrar na cidade por