relatorio campo das princesas
Palácio do Campo das Princesas
Relatório
....
05/06/2014
Visita Palácio do Campo das Princesas
Na entrada do palácio nos deparamos com o vitral que deixa a luz natural clarear a escadaria principal que tem seus corrimões banhados a ouro. O painel de vidro colorido retrata a Revolução Pernambucana de 1817. O vitral apresenta importantes elementos da história de Pernambuco, como a figura feminina, que retrata a república e o leão, usado desde o século XIX como símbolo da bravura do povo pernambucano.
No primeiro andar chega-se a recepção. Onde a maior parte do mobiliário vem de inspiração francesa. As cópias foram feitas no século XIX e reproduzem os móveis dos reis Luís XIV, XV e XVI da França.
Sala das embaixatrizes, onde a primeira-dama recebia os visitantes. O grande salão, que era o local destinado a solenidades acompanhadas pelo som de um piano. A área possui objetos de decoração como vasos de porcelana, esculturas de bronze no estilo art nouveau.
Logo após tem o salão de banquete, onde é possível receber até 35 pessoas por refeição. A área é bem ampla. Existe duas cristaleiras, onde são guardados os talheres, louças e taças de cristais.
Seguindo pelos corredores do palácio, chega-se ao terraço na parte de trás, onde se tem uma vista privilegiada do Bairro do Recife.
No primeiro andar, está o salão das bandeiras, onde há uma mesa em que o governador assina documentos importantes durante solenidades.
Relação do mobiliário com o assunto dado em sala:
O mobiliário escolhido foi a cadeira da sala de refeições
Ela faz parte do estilo pernambucano, onde seu estilo é marcado pelo uso da madeira , da palha e de suas formas sinuosas.