relatorio bolsa
O objectivo da contabilidade é fornecer informação de natureza económica e financeira a utilizadores internos e externos à entidade. Para isso, colecta os dados económicos, avalia-os em unidades monetárias, regista-os e sumaria-os em relatórios para serem comunicados e poderem contribuir para a tomada de decisões.
Utilizadores da informação contabilística:
- Utilizadores externos à entidade: Investidores, instituições de crédito, clientes, administração pública, economistas e analistas, público em geral.
- Utilizadores internos: Funcionários e administradores.
Divisões da Contabilidade:
- Contabilidade de carácter histórico: C. Financeira, C. Custos, C. Gestão.
- Contabilidade de carácter previsional: C. Orçamental.
A contabilidade financeira, nas empresas individuais, distingue dois tipos de trabalhos contabilísticos:
-Contabilização das operações correntes.
-Contabilização das operações de fim de exercício.
2- Património e características qualitativas das demonstrações financeiras.
Conceito de activo, de passivo e de capital próprio.
Um activo é um recurso controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados e do qual se espera que fluam para a entidade benefícios económicos futuros.
Os benefícios económicos futuros incorporados nos activos são o potencial de contribuir, directa ou indirectamente, para os fluxos de caixa e de equivalentes de caixa para a empresa e podem fluir à empresa de maneiras diferentes.
Um activo pode ser:
-Usado singularmente ou em combinação com outros activos na produção de bens ou serviços para serem vendidos pela empresa;
-Trocado por outros activos;
-Usado para liquidar um passivo; ou
- Distribuído aos detentores do capital da empresa.
Exemplos de activos de uma entidade: Os edifícios, os equipamentos de transporte; os equipamentos fabris; os computadores; as licenças para utilizar determinado processo de fabrico ou software informático, as dividas a receber, o dinheiro em caixa, os