Relatorio aula ciencia
IMPORTANCIA DA AULA PRATICA DE CIENCIAS
As aulas de ciências sempre foram realizadas em sala de aula, e que nem sempre foram obtidos os resultados de uma boa aprendizagem, sempre com nomes complicados, e sem os alunos entenderem, com fotografias desenhadas de como é a estruturas de microorganismos, existem instrumentos que esses podem ser vistos, mais não é tão acessível para a grande quantidade de alunos mostrando como são monótonas as aulas em sala, onde os alunos não ficam tão atentos as explicações dos livros.
As aulas de campo é uma maneira que já se é usada, sem muita frequência, devido às vezes por ser um local de pesquisa longe, é não se tem como se deslocar ate lá, os alunos ficam se conhecer muitas coisas relecionadas a ciências que sempre estão em nossa volta. Embora a questão dos aspectos subjetivos na educação seja muito mais amplamente discutida, pode-se notar algum avanço no caso particular do ensino de ciências, sobre o papel de interesses e motivações, dos sentimentos e das emoções para a aprendizagem dos conteúdos científicos.
Ensinar ciências de modo significativo tem sido motivo de pesquisas em educação em ciências, bem como de inquietação para os professores de ciências. A dificuldade de colocar em prática os novos pressupostos, frutos de pesquisas na área de ensino de ciências, decorre tanto da própria complexidade da natureza, quanto das concepções filosóficas e crenças dos educadores sobre o caráter do conhecimento científico e o modo como os alunos aprendem.
A turma observada é composta num total de 30 alunos entre 11e 12 anos, com 20 alunas do sexo feminino e 10 alunos do sexo masculino, alunos da 5ª série do Ensino Fundamental, da Escola Estadual Mário Porto, esta clientele é composta por alunos de classe social baixa, que residem na periferia, próximo à escola.
As aulas observadas foram de Ciências Naturais do professor “Gutyerry”, que tem o papel de