Relatorio asa
O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, inaugurou na terça-feira (15), o Hospital Metropolitano Norte Miguel Arraes (HMA), o primeiro dos três hospitais públicos que serão construídos na Região Metropolitana do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e o pároco de Casa Forte, Edvaldo Gomes, celebraram uma missa campal durante a inauguração, mesma data de aniversário de nascimento do ex-governador Miguel Arraes. O evento reuniu autoridades, familiares de Miguel Arraes, profissionais de saúde e centenas de moradores da região.
Esse é o primeiro hospital a ser administrado por organização social (OS), modelo que o Estado pretende implantar também nas 20 Unidades de Prontoatendimento (UPAs) e outros dois hospitais metropolitanos, a serem inaugurados ao longo de 2010. As OS são organizações privadas, que receberão dinheiro público para oferecer tratamento gratuito. A escolhida através de licitação para dirigir o Metropolitano Norte foi a Fundação Professor Martiniano Fernandes - Imip Hospitalar.
Durante discurso, o presidente do IMIP, Antonio Carlos Figueira, superintendente da Fundação Martiniano Fernandes - IMIP Hospitalar, garantiu empenho e colaboração de todos que fazem o IMIP nesta árdua e gratificante luta de servir ao povo pernambucano "Nossa instituição, em toda a sua trajetória, de 50 anos, sempre buscou esforços para qualificar a assistência médica social da população carente de Pernambuco e do Nordeste. Hoje mais um desafio nos é colocado. E tenho certeza que mais uma vez será superado, pois contamos com dois fatores fundamentais: a nobreza da causa e o comprometimento dos 750 novos funcionários que passam a integrar, a partir de hoje, a grande família imipiana, totalizando mais de 4 mil servidores", disse.
O presidente do IMIP ainda falou que naquela unidade hospitalar, além de trabalhar na melhoria no atendimento da saúde, haverá dedicação ao ensino e a