relatorio acido carboxilico
Sonia R. de Brito; Janielle O. Caldeira
Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR
Av. Luís Eduardo Magalhães, 1034 – CEP 45028 - 440 – Vitória da Conquista BA snrbrito@outlook.com, janielle-8@hotmail.com
Resumo: Este trabalho tem por objetivo relatar as experiências realizadas no laboratório de química com o intuito de conhecer o potencial dos testes de ácidos carboxílicos com as seguintes substancias químicas: Cloreto de ferro, Nitrato de prata, Cloreto de sódio, Formaldeído, Ácido acético, Fenol, e Ácido Salicílico. Palavra chave: Química, Ácidos Carboxílicos, Testes.
1. INTRODUÇÃO
Os ácidos carboxílicos são caracterizados pelo grupo carboxila (-COOH), ligado à um carbono da cadeia principal. A fórmula estrutural plana da carboxila é:
Figura - Fórmula estrutural da carboxila
Esses compostos são ácidos fracos, mesmo assim são os compostos orgânicos mais ácidos. Quando têm mais de 10 carbonos, são conhecidos como ácidos graxos. No ser humano, esses ácidos estão presentes no suor, o que faz com que alguns animais reconheçam seus donos
apenas pelo cheiro que exalam. Podem ser obtidos pela oxidação de álcoois ou aldeídos. O ponto de ebulição e de fusão desses ácidos é maior que o dos álcoois, em razão de possuírem pontes de hidrogênio dímeras (entre o oxigênio de ligação dupla, com o OH de outra molécula, e vice versa).
Formaldeído: é um gás incolor, possui odor irritante característico, cáustico para a pele. Quando em concentrações superiores a 20mg/l polimeriza-se formando o para formaldeído, um precipitado branco. Este, quando aquecido, libera formaldeído, e sua fórmula estrutural abaixo:
Figura - Fórmula estrutural do formaldeído
Ácido acético: é um líquido incolor de cheiro irritante e penetrante e sabor azedo, que é quimicamente denominado de ácido etanoico, e sua fórmula estrutural está demonstrada a seguir:
Figura - Fórmula