Relatorio 7 Eletroquimica
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA
Alunas: Brenda Maria Maia Campos
Laura Carelos Andrade
Nathalia Prado da Costa
Turma: PU2A Data da experiência: 14/05
EXPERIMENTO 7 – ELETROQUÍMICA 1. Introdução
A Eletroquímica é a parte da química que estuda a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. A transformação é através das reações químicas entre os elementos presentes na reação: um perde elétrons e o outro ganha - reações chamadas de oxi-redução.
As principais aplicações da eletroquímica são as pilhas e baterias, nas quais a energia química é transformada em elétrica, e a eletrólise, na qual a elétrica é transformada em química.
Alguns elementos possuem maior tendência a ganhar elétrons (reduzir) e outros a perder elétrons (oxidar). Para fins de comparação, foi admitido potencial padrão de redução igual a 0 (zero) volt para o hidrogênio. Dessa forma, elementos com tendência a perder elétrons mais facilmente que o hidrogênio, possuem potenciais de redução menor e os com mais dificuldade, possuem potencial maior.
Ao escrever uma reação hipotética de oxi-redução, é possível prever, através do Potencial Padrão de Oxidação e Redução, se essa, de fato, ocorrerá ou não. Ao escrever as semi-reações de oxidação e redução e somar os potenciais de cada uma, se o valor encontrado for positivo, a reação é espontânea; caso contrário, ocorrerá somente através de um trabalho elétrico, como por exemplo, a eletrólise.
2. Objetivos
Observar a espontaneidade de reações de oxidação e redução; montar a Pilha de Daniell e reconhecer os produtos da reação de eletrólise.
3. Procedimentos
Verificação qualitativa da tabela de potencial de oxidação
Montagem da pilha de cobre e zinco (Pilha de Daniell)
Colocar 20 mL, em 2 béqueres diferentes, de soluções de e ;
Montar um sistema no qual o eletrodo de zinco esteja ligado ao terminal negativo e o eletrodo de cobre ao terminal positivo de um voltímetro;
Terminar a montagem do sistema