Relatorio 5888
Sobral, Outubro de 2014.
Experimento 5
“Discriminação”
Objetivo
O objetivo do experimento cinco era verificar a influencia da luz no ambiente sobre o comportamento emitido pelo Sujeito Experimental. A descriminação do Sujeito vai ser observada de acordo com SD onde o mesmo vai ter a presença de luz, e o SΔ que vai ser a ausência, e esta luz vai ser o estimulo discriminativo. Diante disso o proposito é que o Sujeito Experimental quando estiver com presença deluz pressione a barra em uma quantidade maior, e quando estiver em ausência as pressões baixem de frequência. Método
Para a realização do experimento foi utilizado o Sujeito Experimental albino do sexo masculino, onde o mesmo teve sua privação de agua durante o período de 24 horas. Foi utilizada também a câmara experimental que é o local em que o sujeito permanece durante o experimento, a caixa de controle e a folha de registro para as anotações das respostas emitidas. Ao utilizarmos a caixa de controle, emitimos durante o experimento Luz que vinha ser representado pelo SD, e a ausência desta luz que foi representado por SΔ. Iniciado o experimento com a presença 100% de luz, em função da Razão Fixa ou FR ao emitir respostas, foram descritas na folha de registro, em seguida passando dois minutos no escuro, o sujeito tinha que pressionar poucas vezes a barra.
Resultado
Para a finalização do Experimento 5, foi preciso de 3 aulas. No primeiro dia de Experimento o Sujeito Experimental não teve uma resposta positiva, pois as pressões que ele fazia durante o SΔ era altas. Já no segundo dia a frequência das RPB foi diminuindo, porém ainda não era o resultado que a dupla esperava. No ultimo dia de experimento cinco foi bem equilibrado, quando o sujeito estava em SD ele pressionava com alta frequência, e durante o SΔ a frequência baixou, onde a dupla obteve o resultado positivo e satisfatório para a finalização.
Conclusão
Ao termino do experimento foi observado que o