Relat rio Exp1 Medida de Corrente
1577 palavras
7 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - INSTITUTO DE FÍSICADEPTO. DE FÍSICA - FÍSICA GERAL & EXPERIMENTAL III
MEDIDA DE CORRENTE E DIFERENÇA DE POTENCIAL
Relatório apresentado à disciplina FIS123, como uma das avaliações do semestre 2014.1.
Docente: Prof. Alberto São Paulo
1. OBJETIVOS
Mostrar os princípios básicos da instrumentação de medidas de corrente e potencial, comparando a eficiência desses instrumentos de medida com as medições indiretas com base nos dados experimentais.
2. INTRODUÇÃO
Diferença de Potencial
Para deslocar uma carga elétrica entre dois pontos em uma região onde atua um campo elétrico é necessário que se realize um trabalho para vencer a força exercida pelo campo sobre a carga. A existência de uma diferença de potencial entre dois pontos, em um meio condutor, tende a provocar o aparecimento de uma corrente elétrica.
2.1
2.2
Corrente elétrica
É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica. A corrente depende da natureza do meio material e de suas propriedades físicas.
2.3 Resistência elétrica
É a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica, quando existe uma diferença de potencial aplicada. A Lei de Ohm é im dos mecanismos utilizados para o cálculo da resistência elétrica.
2.4
Aparelhos de medida
2.4.1 Amperímetro
O amperímetro é um instrumento utilizado para fazer a medida da intensidade no fluxo da corrente elétrica que passa através da sessão transversal de um condutor, é construído a partir de um galvanômetro devidamente adaptado e com uma escala conveniente.
2.4.2 Voltímetro
1
Um aparelho que realiza medições de tensão elétrica em um circuito. A unidade apresentada geralmente é o volt. Na verdade assim como o amperímetro o voltímetro é um galvanômetro adaptado para medir tensão.
2.4.3 Galvanômetro
O Galvanômetro é um instrumento que pode medir correntes elétricas de baixa intensidade, ou a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Para medir correntes maiores, na faixa dos