Relatorio 3
A célula eucarionte possui uma rede interna membranosa chamada sistema de endomembranas. A primeira organela desse sistema é o núcleo. Logo a seguir este o reticulo endoplasmático, que se divide rugoso (ergastoplasma) e liso.
O núcleo é delimitado pelo envoltório nuclear que é composto por duas camadas (interna e externa) que se continuam com o sistema de membranas do reticulo endoplasmático. No compartimento nuclear se localizam cromossomos, material genético e diversas proteínas. O núcleo é responsável por proteger o DNA de possíveis colisões produzidas durante os deslocamentos das proteínas motoras e por completar o processamento dos RNAm antes que se inicia a síntese proteica.
O reticulo endoplasmático é uma rede citoplasmática de vesículas achatadas, redondas e túbulos que se anastomosam entre si e, que possivelmente originou-se à partir de invaginações da membrana plasmática. A disposição destas organelas varia consideravelmente de célula para célula e em uma mesma célula, de acordo com a sua fase funcional.
O reticulo endoplasmático rugoso (ergastoplasma) é em geral a organela mais desenvolvida em muitas células. Possui ribossomos aderidos a membrana que, participam da síntese de proteínas
As técnicas para evidenciação do reticulo endoplasmático rugoso baseiam-se na ligação de um corante básico com o RNA dos ribossomos. É melhor observado em células secretoras de proteínas, onde se encontra bem desenvolvido.
2. Objetivo
Observar núcleos e local do reticulo endoplasmático rugoso em diferentes tipos celulares.
3. Materiais e métodos
a. Lâmina permanente com corte transversal de rato, corado com H.E. (hematoxilina e eosina).
Observar a lâmina a partir da objetiva 5x, e depois com a objetiva 10x e 40x.
b. Lâminas permanentes de músculo estriado e fígado – observar os núcleos.
OBS: Observe que o pâncreas é formado, em sua maior parte, por células que se agrupam em ácinos. Os ácinos são formações arredondadas, nas quais uma só camada de células