relatorio 2
DISCIPLINA QUI0308AA / QUÍMICA ORGÂNICA I
PROFESSORA JANAINA S. CRESPO
PRÁTICA EXPERIMENTAL V
SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DE UM CORANTE
CAROLINA COLOMBO TEDESCO
FRANCIELE MENEGAT
ARTHUR FARINA
EDUARDO ROSSETO
BANCADA: 10
1. REAÇÕES DA PRÁTICA EXPERIMENTAL
O primeiro passo da síntese de alaranjado de metila, assim como da imensa maioria dos compostos azo (maiores e mais importantes grupos de corantes sintéticos, que têm N=N entre aromáticos) é chamado “diazotização”.
No caso do alaranjado de metila o sulfanilato de sódio reage com nitrito de sódio na presença de ácido clorídrico (com a formação de cátion nitroso) para formar um "sal de diazônio" instável.
O segundo passo é a reação de "acoplamento diazônico" ou também, no jargão do ramo, "cópula". O íon diazônio é usado in situ,e reage com a N,Ndimetilanilina para formar então o metilorange.
O corante bruto pode então ser isolado, e usado diretamente para tingir nylon, por exemplo.1
METILORANGE
2
2. REAGENTE LIMITANTE
A estequiometria da primeira reação é de 2:1.
Foi colocado durante a prática experimental 1 grama de ácido sulfanílico e adicionou-se 0,3 gramas de carbonato de sódio.
Cálculo para verificar se há algum reagente limitante (que tem esse nome pois o reagente limitante realmente limita a reação, pois depois que le é totalmente consumido, a reação cessa, não importandoa quantidade em excesso do outro reagente):3
1 mol ácido sulfanílico --- 1mol carbonato de sódio
2 mol C6H7NO3 ----- 1 mol Na2CO3
346,38g ----------------105,99g
1g –------------------------ x x= 0,3 gramas de carbonato de cálcio
Como o valor calculado é o mesmo adicionado, conclue-se que a reação não tem reagente limitante.
A próxima reação é entre 1 grama de ácido sulfanílico e 0,7 mL de N,Ndimetilanilina. A estequiometria desta reação é de 1:1. Para converter mL em g utilizou-se a equação de densidade da N,N-dimetilanilina (0,96 g/mL).4
Cálculo para