Relatorio 1
ANNA CRISTINA CARVALHO - 34175
GUILHERME HENRIQUE SANTOS CRUZ - 29987
ISABELA ZANON PEREIRA - 27374
LUCAS OLIVEIRA
AMOSTRAGEM DA ÁGUA
ITAJUBÁ, 2015
ANNA CRISTINA CARVALHO – 34175
GUILHERME HENRIQUE SANTOS CRUZ - 29987
ISABELA ZANON PEREIRA - 27374
LUCAS DE OLIVEIRA - 30360
AMOSTRAGEM DA ÁGUA
Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina QUI114, no Curso de Engenharia Ambiental, na Universidade Federal de Itajubá.
Prof. Dr. Sandro José de Andrade
ITAJUBÁ, 2015
1 INTRODUÇÃO
Não há água pura na natureza, nem mesmo após passar por processos como a destilação ou a deionização, isso ocorre devido ao seu poder de dissolução de gases, minerais, sais, dentre outros. Essa característica química faz com que muitos denominem a água como "solvente universal".
A água apresenta tal propriedade devido a configuração de seus átomos dentro da molécula, a tornando polar, e isso explica sua facilidade em solubilizar ou dispersar a maioria das moléculas do dia a dia, pois essas apresentam características também polares, alguns exemplos de substancias polares que do dia a dia que se dissolvem na água são: açucares, álcoois e sais iônicos.
Devido a esta propriedade de solvência, podem ser encontradas diversas impurezas na água de um local e certas características que se estudadas parcialmente podem definir a qualidade da água e ajudar a compreender todo o ambiente em que ela se encontra, ou seja, uma pequena parcela de água de um determinado local que é analisada separadamente pode dizer muito sobre as características dessa substância nesse local como um todo.
Dentre as características necessárias para se determinar a qualidade da água algumas delas são: pH, Demanda química e bioquímica de oxigênio, turbidez, coliformes tolerantes, nitrogênio, temperatura, dentre outras.
Durante a realização da prática foram analisados três dos parâmetros apresentados,