Relatorio 1 Mecanica Solos 1
MECÂNICA DOS SOLOS I
PROFESSOR: LUCAS HENRIQUE
ANÁLISE GRANULOMÉTRICA
RAFAEL OLIVEIRA ANDRADE
RODOLFO CARDOSO
RESUMO
No procedimento seguinte, em análise prática e com o que já se sabe em teoria serão apresentados em dados e gráficos a necessidade de um estudo a fundo do solo.A fim de distinguir a sua composição entre Argila, Silte, Areia e Pedregulho. Para uma análise granulométrica completa é necessário que ocorra o peneiramento grosso, peneiramento fino e ainda a sedimentação. Para o tal utiliza-se de maquinário especifico disponível em laboratório e cedido aos alunos por meio da aula prática da disciplina Mecânica Dos Solos I.
INTRODUÇÃO
Com a evolução das modernas construções e a enorme variabilidade de matérias e formas de emprega-los na engenharia civil, tem-se pertinente a necessidade de uma pesquisa a fundo sobre, talvez a mais importante, parte de sua estrutura a ser construída, o solo propriamente dito.
O estudo vem com intuito de demonstrar a grande diversidade de materiais que juntos constituem este solo, pretendendo com dados e teoria demonstrar ao fim sua compacidade e granulometria.
A fim de que separando as partes constituintes possa-se obter uma análise mais precisa de como o solo estudado se comportaria, visto que sua resistência mecânica seria colocado a teste em um futuro próximo, com o inicio da construção ou outra utilização do mesmo.
MATERIAL E PROCEDIMENTOS Materiais a serem utilizados em laboratório:
Balança de precisão;
Peneiras:
#200, #100, #80, #40, #30,#16,#10 e fundo fechado.
Maquinário:
Peneira elétrica vibratória.
Amostra de solo de 1,780Kg.
Cronômetro
O primeiro procedimento é pesar todas as peneiras individualmente e tomar nota para então descontar a tara.
Para uma diferenciação entre o considerado pedregulho (grãos maiores notáveis) e o restante do solo a ser peneirado, utiliza-se então a peneira #10, porem deve se realizar o chamado “destorramento do solo” ou “peneiramento grosso” e assim dar