Relatorio 1 Fis Exp
BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA – BICT
FÍSICA EXPERIMENTAL I
BRUNO WESLEY DA SILVA SOARES
GABRIELLE SIMAS AZEVEDO
LANÇAMENTO OBLÍQUO DE PROJÉTEIS
Professores: Felipe Peixoto Poulis e Carlos Eduardo da Hora Santos
São Luís – MA
2015.1
Resumo Este relatório apresenta o experimento de uma esfera lançada horizontalmente com auxilio de um lançador de projeteis colocado sobre uma bancada para c comprovação e aplicação das equações do movimento. Sendo possível determinar a velocidade inicial, o alcance, a altura e a comprovação do valor da gravidade (9,8 m/s²) utilizando as equações do movimento.
Introdução O movimento de lançamento horizontal pode ser descrito fisicamente como um movimento bidimensional de uma partícula lançada obliquamente no ar. Temos nesse caso, uma situação que pode ser descrita como uma superposição de dois movimentos componentes que ocorrem simultaneamente, ao longo de duas direções perpendiculares. A partícula descreverá, em geral, uma trajetória curvilínea no plano. O movimento ideal de um paraquedista, ao saltar de um avião em movimento ou de um míssel lançado por um avião bombardeiro são exemplos de lançamento horizontal. Admitiremos que os efeitos da resistência do ar sobre seus movimentos possam ser desprezados, o que é razoável para pequenas velocidades.
O movimento de lançamento horizontal de uma partícula se realiza com aceleração constante g (aceleração da gravidade), dirigida para baixo, entretanto a componente horizontal da aceleração será nula. Se escolhermos um sistema de referência com o eixo Oy dirigido verticalmente para baixo, teremos:
e
Escolhamos ainda, como origem de nosso sistema de referência, o ponto de onde a partícula fora lançada. Esta escolha da origem acarreta que .
A componente vertical da velocidade, no instante em que a partícula fora