Relatorio 1 Editado
FABIANA DA SILVA PIETA
JANE BUZANELLO
MAÍSA RISSE
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
PALOTINA
2015
FABIANA DA SILVA PIETA
JANE BUZANELLO
MAÍSA RISSE
SOLUBILIDADE DE COMPOSTOS ORGÂNICOS
Relatório apresentado a disciplina de Química Orgânica II, Curso de Tecnologia em Biocombustíveis, Setor Campus Palotina, Universidade Federal do Paraná.
Orientadora: Profa. Adriana Ferla de Oliveira
PALOTINA
2015
1. INTRODUÇÃO 1
2. OBJETIVO 2
3. MATERIAIS E MÉTODOS 3
3.1 MATERIAIS 3
3.2 REAGENTES 3
3.3 MÉTODOS 3
4. RESULTADOS E DISCUSÕES 5
4.1 RESULTADOS 5
4.2 DISCUSÃO 8
5. CONCLUSÃO 10
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
Grande parte dos processos de um laboratório de Química Orgânica (reações químicas, métodos de análise e purificação de compostos orgânicos) é efetuado em solução ou envolve propriedades relacionadas à solubilidade de compostos orgânicos. Os testes de solubilidade permitem em uma análise inicial classificar o composto em substância ácida, básica ou neutra. Assim os testes são realizados em água, solução de hidróxido de sódio, solução de bicarbonato de sódio, ácido clorídrico diluído, éter e ácido sulfúrico concentrado.
Em geral, compostos com grupos polares e de baixo peso molecular terão solubilidade em água. A presença de grupos ácidos resultará em solubilização em meio básico devido a reação e formação de um acetato. Por outro lado, compostos de grupos básicos terão reação em meio ácido gerando um sal de amônio.
A solubilidade dos compostos orgânicos pode ser dividida em duas principais: a solubilidade na qual uma reação química é a força motriz e a solubilidade na qual somente está envolvida a simples miscibilidade. As duas estão relacionadas, sendo que a primeira é, geralmente, usada para identificar os grupos funcionais e a segunda para determinar os solventes apropriados para