RELATO RIO EQUILIBRIO A CIDO BASE
Esta aula teve como objetivo classificar diversas substâncias como ácidas ou básicas, determinando seu pH, e verificar os efeitos da variação de concentração. Para isso, foram feitas cinco experiências, que comprovaram o caráter de cada substância testada. Na primeira experiência a classificação foi feita com um papel indicador universal e com a ajuda da tabela de classificação que mede o pH. Na segunda, a medição foi realizada da mesma maneira, e após, foi adicionada a ela uma nova substância e realizada uma nova verificação. Na terceira experiência a substância foi testada com a solução de indicador universal, para classificação ácido ou base pelo pH, e após isso foi misturada à outras substâncias para uma nova classificação. E da mesma forma foi classificada a quarta. Na quinta experiência foi utilizado os indicadores orange IV, alaranjado de metila, vermelho de metila, azul de bromotimol, fenolftaleína e timolftaleína.
INTRODUÇÃO E OBJETIVOS
Ácidos e bases fazem parte das funções químicas inorgânicas. E de acordo com Arrhenius por meio de suas experiências, pôde dizer o seguinte: ácido é toda substância que em presença de água se ioniza, originando como um dos íons, o cátion H+, e bases é toda substância que em presença de água sofre dissociação iônica, originando o ânion OH-, denominado de hidróxido.
Em uma solução, é possível saber se contêm ácidos ou bases através de indicadores, os mais utilizados são papel de tornassol (azul para ácidos e rosa para básicos) e solução de fenolftaleína. Em meio ácido, o papel tornassol azul passará a ter coloração rosa, já com algumas gotas de fenolftaleína, incolor. Em meio básico, o papel tornassol rosa ficará azul, já com algumas gotas de fenolftaleína, rosa. Para a medição de grau de acidez, neutralidade e alcalinidade é feita através de uma escala logarítmica, pH (potencial de Hidrogênio). O pH varia de acordo com a temperatura e a composição de cada substância, esta escala compreende os valores de