Relato Express Es Comportamentais Guilherme Fernando Alves
A tentativa de inscrição de um aluno no FIES, foi à situação perfeita para observarmos e analisarmos as diversas expressões comportamentais.
- No ato da chegada observamos a empolgação e o entusiasmo do aluno, passando uma energia positiva para quem está ao seu redor, mostrando assim o seu “esforço” perante a situação.
Ele aguarda ansiosamente na fila de espera da universidade por algum tempo, quando finalmente ele será o próximo a ser atendido. Outro aluno que estava na sala mal sai, ele se levanta rapidamente e caminha com certa pressa em direção a sala de atendimento.
Ao tentar entrar na sala, a atendente pede pra ele aguardar um momento que ela esta falando no telefone, ele se acanha e volta a se sentar, porém de dois em dois minutos ele se levanta e vai até a sala verificar se ela ainda esta ao telefone. Ao entrar na sala pela terceira vez a atendente pede pra ele voltar depois, pois a conversa seria demorada. Ele se viu em uma bifurcação, de um lado o caminho até a sala, no outro ele voltaria a se sentar e aguardaria, ele se sentou.
Alguns minutos depois seus amigos descem para o intervalo, ao passar em frente a sala onde ele estava, o chamaram ir até a lanchonete, ele disse que não estava com fome, então o convidaram para ir até um bar beber alguma coisa, ele disse que não podia sair dali naquela hora. Seus amigos só queriam tira-lo dali, e assim desviando-o do seu objetivo, porém ele fez a escolha “certa” permaneceu aguardando para que por fim pudesse fazer sua inscrição.
Passando mais alguns minutos, o aluno começa a demonstrar impaciência através de suas expressões faciais e corporais, ele não para de abaixar a sobrancelhas, de enrijecer o queixo juntamente com seus calcanhares que não param no chão, subindo e descendo. Também pode observar quando ele se levanta, vai até o bebedouro, encosta-se e na parede e meio que