ATPS LP
Etapa 1
Passo 1
Critérios de Avaliação de linguagens de programação
Legibilidade é a caracteristica que faz com que os programas sejam, facilmente, lidos e entendidos. Para isto, exitem alguns conceitos, tais como:
SIMPLICIDADE GLOBAL, representa que cada conceito deve ser simples de se aprender e dominar;
ORTOGONALIDADE, que é a combinação de componentes básicos da linguagem de programação, sem restrições, cujos componentes são usados livremente em expressões, atribuições e como argumento e retorno de um procedimento;
INSTRUÇÃO DE CONTROLE, este se refere à ordem de instruções, expressões e chamadas de função a serem executadas em um programa, que é lido de cima para baixo, sendo muito mais facil de se entender;
TIPOS DE DADOS E ESTRUTURAS, tem que ser facil e simples;
CONSIDERAÇÕES SOBRE A SINTAXE: trata-se da forma de como as instruções são escritas e visa corrigir possiveis desvios prejudiciais, nos seguintes componentes:
Formas Identificadoras => tamanhos pequenos podem prejudicar a legibilidade;
Palavras Especiais => cuja forma é forte influenciadora das LPs e devem ser apresentadas objetivamente, evitando confusões;
Forma e Significados => projetar instruções que indiquem claramente a sua finalidade, semântica(sentido das palavras), que siga coerência linguística e não lógica de programação, evitar formas iguais ou semelhantes, com significados diferentes, que possam tornar as LPs confusas.
A Capacidade de Escrita é a forma de se escrever programas para um domínio escolhido, associando ortogonalidade e simplicidade, com base em regras consistentes, que, combinadas, resultem em quantidade e qualidade equilibradas de recursos, à disposição dos programadores.
A confiabilidade é a obrigatoriedade que um programa, tem de se comportar de acordo com suas especificações, sobre quaisquer condições. Para tanto, deve executar tarefas como:
Verificação de tipo => consiste em verificar se existem erros de tipo em um