ATIVIDADE DE ECONOMIA
GRUPO:
Mariana Gomes RA: 31119419
Michelle Guimarães Trindade RA: 31112826
Natália Ferreira de Sousa RA: 31112442
Renato Diniz Del Cantoni RA: 31119995
Wallace Rodrigues Gomes de Araujo RA: 31115699
- Paralelo entre as reportagens e a teoria
Na reportagem “Dilma apoia taxa global negociada” publicada em 04/11/2011 no jornal estado de minas, através de declarações a Presidente Dilma Rousseff, apoia a criação de uma taxa financeira internacional, desde que seja resultado de um consenso geral entre os países e o que os recursos sejam destinados a investimentos sociais, o país está disposto a colaborar com o resgate da Grécia, se o processo for realizado via FMI ”fundo monetário internacional”.
A presidente afirma que é necessário que essas ações sejam avaliadas no contexto da crise econômica, onde é possível perceber fatores que influenciam externalidades negativas em muitos países, o Brasil é um deles e um bom exemplo são os problemas cambiais.
A politicas cambial e comercial que tem como objetivo alcançar as metas macroeconômicas deve estar atento as manipulações das moedas chinesas e norte-americanas que levaram a valorização excessiva do real. Vale lembrar que o Brasil teve uma experiência satisfatória de combate a crise que teve com base a inclusão social e a geração de empregos. O plano real foi bem sucedido porque detectou que avia uma inflação diferente chamada inercial, que se alimenta dela mesma, assim a estratégia foi estabelecer um campo fixo gerando paridade ou seja, um real representava um URV, que representava um dólar. O governo comprava dólar e injetava no mercado através de reservas, o plano foi implementado em 1994 e foi bem sucedido por prever um valor fixo para a atividade de troca cambial e comercial.
Contudo a fortíssima queda do dólar, e a sua atual desvalorização como dito por Antônio Machado ao estado de minas no ultimo dia 30 de outubro 2011. E um aviso ao mundo politico para que fique esperto. A