Relato de um dia de trabalho
“RELATO DE UM DIA DE TRABALHO”
Trabalho como professora Especialista a 70 km da capital, por volta de 08:00 da manhã eu chego na escola municipal, que fica na sede do município. Cumprimento todos os funcionários, vou a cada sala falar com os professores e alunos, pois nesse horário já estão em aula, verifico se o lanche está em andamento, retorno a secretaria e começo a organizar junto com a diretora as questões burocráticas, pois na direção somos só nós duas.
A professora chama para tirar duvidas da organização de provas e atividades, outra para resolver problemas com alunos. Na hora do lanche, ajudo a servir, pois falta profissional para ter uma boa organização. No recreio supervisiono os alunos para não ocorrer brigas ou acidentes, todos retornam para as salas e eu ainda preciso seguir aqueles que não querem entrar para assistir as aulas. Tudo calmo retomo as atividades de documentos. No final da aula, na saída, fico no portão para liberar os alunos, inspecionar se os alunos estão indo com o responsável, conversar com as mães sobre faltas e comportamento, já que algumas não comparecem as reuniões.
O turno da manhã termina e eu continuo na escola, aguardando os funcionários da tarde chegar, não fica ninguém na escola comigo, continuo minhas atividades, enquanto todos vão chegando. Alguns alunos chegam muito cedo e eu oriento que só pode entrar no horário, pois a escola ainda precisa ser limpa para o turno. Chega à merenda, confiro a relação, organizo com a merendeira onde armazenar e defino a merenda da tarde com ela, confirmo tudo com a diretora. Neste dia uma professora precisou se ausentar, uma classe foi liberada, alguns alunos com freqüência fazem baderna, chamo a atenção deles, converso e dou advertência, mas não funciona muito pois os pais não se importam com o desenvolvimento deles na escola e nem mesmo comparecem, no outro dia tudo continua como sempre, chamamos algumas vezes o conselho, mas não adiantou muito.
Então o meu