RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PNAE
O Pnae (Programa Nacional de Alimentação escolar), que é considerado um dos maiores Programas na área de alimentação escolar do mundo, uma vez que atende a todos os alunos matriculados na educação básica pública, independente de classe, cor ou religião. Este tem funções sociais e políticas.
Uma das funções do Programa Nacional de Alimentação Escolar é oferecer alimentos adequados, em quantidade e qualidade, para satisfazer as necessidades nutricionais do aluno no período em que ele permanecer na escola.
Para aprender todo aluno deve estar bem alimentado. A própria Constituição Federal afirma, no art. 208, incisos IV e VII, que a alimentação escolar é dever do Estado e um direito humano e social de toda criança e adolescente que frequênta a educação infantil e o ensino fundamental.
O Pnae é considerado pelo Ministério da Educação uma oportunidade não só de oferecer alimentos que supram parte das necessidades nutricionais dos alunos, no período em que estarão na escola, mas também uma oportunidade de contribuir para a melhoria do processo de aprendizagem a respeito dos alimentos e a importância destes na manutenção da saúde.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar faz parte de uma política social do governo que busca desenvolver ações promotoras de saúde e desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis na comunidade local e escolar.
Um dos princípios do Pnae é a equidade, que o compreende o direito constitucional à alimentação escolar, com vista à garantia do acesso ao alimento de forma igualitária, respeitando as diferenças biológicas entre idades e condições de saúde dos alunos que necessitam de atenção específica e aqueles que se encontram em situação de insegurança alimentar.
O Programa Nacional de Alimentação Escolar tem contribuído de forma satisfatória na comunidade local e escolar, pois além de garantir uma alimentação saudável para os alunos no ambiente escolar, ainda os conscientiza com relação à mudança e adoção de