RELATO DE EXPERI NCIA DA AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRA O P BLICA
INTRODUÇÃO
O Ministério do Meio Ambiente (MMA) criou em 1999, o programa Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P) que propõe à adoção de novos padrões de compra e consumo, e a incorporação de critérios de gestão ambiental nas entidades da Administração Pública. Este programa possui cinco eixos temáticos que tratam sobre o uso racional dos recursos naturais e bens públicos; a gestão adequada dos resíduos gerados; a qualidade de vida no ambiente de trabalho; a sensibilização e capacitação dos servidores e as licitações sustentáveis. (Ministério do Meio Ambiente, 2009).
Como a Administração Pública é uma grande consumidora de bens e serviços, escolheu-se para estudo o eixo da A3P referente às licitações sustentáveis, haja vista que as compras públicas são realizadas por meio de licitação, e tem como critério de seleção a proposta mais vantajosa.
Como objeto do Relato de experiência será a relação entre a Agenda da Administração Pública, em especial o eixo referente a Licitações Sustentáveis, no Restaurante Universitário da UFPI , e local do estudo foi Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Petrônio Portela.
METODOLOGIA
Análise dos editais de licitação publicados no portal de compras do Governo Federal (comprasnet), no período de janeiro/2011- junho/2013. Visto que a UFPI possui restaurantes universitários em seus 5 (cinco) campi, totalizando 7 (sete) unidades, selecionou-se como amostra o restaurante do município de Teresina, que possui 3 (três) unidades e serve uma maior quantidade de refeições.
O instrumento, para coleta de dados, utilizado foi a entrevista semi estruturada com a Coordenação de Nutrição e Dietética responsável pelas unidades. A entrevista foi gravada em áudio e, posteriormente, se fez a transcrição na íntegra para a realização das análises. Em seguida, aplicou-se um