Relato de caso: queda de própria altura
Viemos através deste relato de experiência obter conhecimentos mais específicos sobre úlcera varicosa; uma patologia bastante comum nos dias de hoje. Por ser esta, uma patologia corriqueira, que causa grande desconforto ao paciente, procuramos, por meio deste, averiguar aprimoramento técnico-científico na assistência de enfermagem em relação ao processo curativo da lesão. Para tanto é de fundamental importância que a assistência, além de ser voltada ao processo curativo, procurar compreender suas necessidades biopsicosociais e espirituais.
METODOLOGIA
Este trabalho trata-se de uma pesquisa do tipo descritivo exploratório realizado no Pronto Atendimento Médico Medianeira( PAMM) no primeiro semestre do ano de 2001, durante estágio curricular, procurando averiguar conhecimentos sobre úlcera varicosa e aprimorar assistência técnico-científica no processo curativo da lesão. Portanto o presente relato tem por intuito, além da assistência tecnicista, proporcionar informações, incentivos, oferecendo uma fonte de conforto e valorizações.
OBJETIVO GERAL
*Obter conhecimentos específicos sobre úlcera varicosa.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Averiguar aprimoramento na assistência de enfermagem em relação ao processo curativo da lesão;
• Enfatizar a importância das necessidades biopsicosociais e espirituais do paciente.
REFERENCIAL TEÓRICO
- Segundo BRUNNER & SUDDARTH(1998,p.1951) “ a troca inadequado de oxigênio e outros nutrientes no tecido constitui a anormalidade metabólica básica para o desenvolvimento da úlcera de perna”.
- Citado por CARNEIRO, PROCHNOW & MAZZORANI(1998,p.13) “o PVP-I causa danos tissulares e não é eficiente no tratamento de feridas: demonstrou em experiências com animais de laboratório, que o PVP-I causa efeitos tóxicos para as células, prejudicando o tecido de granulação, bem como um baixo poder germicida em ferimento séptico. O curativo deve ter a técnica asséptica”.
- Os pacientes com úlcera são