Relato da vivência da prática de estágio com fundamentação teórica
A Escola Estadual Marina Cintra encontra-se na Rua Consolação nº 1289 no bairro Consolação, situada em um bairro tanto residencial como comercial.
Realizei meu estágio do dia 08/03/2010 ao dia 25/03/2010, ininterruptamente, com carga horária diária de 4 horas em uma sala do 2º ano.
Os alunos, em sua maioria são de classe média e baixa, e ao mesmos são da própria comunidade, provenientes do mesmo bairro ou de bairros próximos, segundo a coordenadora pedagógica, que acompanha o perfil dos alunos.
A coordenadora pedagógica ainda ressalta que, a renda familiar desses alunos não ultrapassa a média de dois salários mínimos, os responsáveis pelas crianças têm idades entre 19 e 40 anos, e em sua maioria possuem baixa escolaridade. A predominância das atividades profissionais desses responsáveis varia entre: empregados domésticos, pedreiros, vendedores ou autônomos.
Os alunos desta escola vivem em ambientes bem diversificados, pois alguns vivem com os pais, avós, tios.
A escola possui dois períodos: das 7:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00. O período de funcionamento respeita o calendário escolar com duas férias por ano, respeitando feriados nacionais e finais de semana.
O procedimento da matricula é simples, a escola corresponde ao número de vagas oferecidas. O responsável matrícula a criança na escola apresentando os documentos obrigatórios e aguarda para ser chamado, o que não costuma ultrapassar o início do ano letivo.
O processo de adaptação é acompanhado de perto pela professora Alice, e segundo a mesma a maioria dos alunos se conhecem e muitas vezes são vizinhos, normalmente não há problemas de adaptação.
Em relação ao quadro de funcionários, todos são admitidos através de concursos públicos.
O planejamento do trabalho é feito anualmente pelos professores e pela coordenação pedagógica e revisto mensalmente, é uma forma de manter o controle, segundo a coordenadora pedagógica.
A coordenação Pedagógica e a direção mantêm contato direto com os