Relat Rios P2
CALIBRAÇÃO DO TUBO DE VENTURI
O tubo de Venturi é um dispositivo utilizado para medição da vazão ou da velocidade em uma tubulação. Consiste em uma redução da seção do escoamento, provocando um aumento de velocidade e uma queda na pressão. A perda de carga total é baixa.
O tubo Venturi, foi idealizado pelo cientista italiano Venturi em 1791 e usado como medidor de vazão em 1886 por Clemens Herschel. Utilizado para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se um fluxo de fluido é constante, mas a seção diminui necessariamente velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui necessariamente. O tubo de Venturi é um tubo horizontal, dotado de um estrangulamento, reduzindo a área de passagem do fluído para que seja medido o diferencial de pressão no estrangulamento em relação o tubo normal. Com o tubo de Venturi podemos explorar a equação de Bernoulli e podemos medir a vazão real da tubulação baseando-se na queda de pressão provocada pelo estrangulamento.
Figura 1
Aplicação do principio de funcionamento do tubo de Venturi
Agricultura (irrigação)
É utilizado como uma peça especial, acoplada à linha de irrigação na agricultura, que consiste numa seção de diâmetro menor, retomando ao diâmetro original da linha de irrigação. No momento da passagem pela seção constrita, cria-se um diferencial de pressão que "succiona" a solução do tanque para a linha lateral ou principal.
O Tubo de Venturi é um injetor altamente eficiente que cria um vácuo com o diferencial de pressão quando a água passa por sua extensão. Este vácuo é usado para succionar fertilizantes ou outros produtos químicos e injetá-los uniformemente