Relat Rio2
MEDIÇÕES COM OSCILOSCÓPIO EM CIRCUITOS BÁSICOS EM CA
cornélio procópio
2015
1. INTRODUÇÃO
Esse trabalho apresenta um estudo sobre a utilização do osciloscópio em circuitos com corrente alternada. Aqui se pretende discorrer sobre as tensões e correntes senoidais visto pelo osciloscópio. Tem por finalidade fazer medições das tensões e correntes e de suas formas de ondas em circuitos com duas resistências, com uma resistência e um indutor e com uma resistência e um capacitor. E para fazer essas medições usou-se um osciloscópio.
Um circuito CA é um circuito onde a fonte gera uma tensão e uma corrente na forma de senóide, diferente de um circuito CC (corrente contínua). Isso significa que a tensão varia a cada segundo, ela vai de +V até –V, onde V é a tensão de pico, ou seja, ora a tensão está positiva ora ela está negativa. A frequência com a qual a tensão varia de positivo para negativo depende da frequência da rede, e é constante ao longo do tempo no circuito.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1 OSCILOSCÓPIO O osciloscópio possui uma gama de aplicações, análises de vibrações, análise de redes de comunicação de dados entre outras. Por princípio, o osciloscópio é um instrumento gráfico adequado para medir, analisar sinais transitórios (não periódicos). Osciloscópio não se limita à medição de grandezas elétricas. Com o transdutor apropriado, o mesmo poderá utilizar-se para visualizar e medir qualquer tipo de grandeza física.
2.2 FIGURA DE LISSAJOUS
Podemos utilizar as Figuras de Lissajous para medidas de frequência e de defasagem com o osciloscópio. Quando aplicamos às duas entradas do osciloscópio, sinais de uma mesma frequência, temos, na tela, uma Figura de Lissajous onde é possível determinar o valor da defasagem entre eles. Chamamos de defasagem, a diferença de fase entre dois sinais de mesma frequência. Para exemplificar, temos na Figura 1.3 o sinal v1(t) e o sinal v2(t), plotados nos mesmos eixos.
Figura –