Relat Rio
Aulas Práticas de Bacteriologia
Disciplina: Microbiologia
Docente: Patrícia Kocerginsky
Curso: Nutrição
Período: 2º Período
Turno: Noite
Acadêmicos: Gizelly Soares de Oliveira Juliette Delfino Souto Cabral Karoline dos Santos da Silva Mirthila Valeska Moreira Braz
2015
Sumário
1. Descrição das Etapas
2. Coleta das Amostras
3. Meios de Cultura Utilizados
4. Características das Colônias Bacterianas (Superfície, Bordas, Cor, Consistência)
5. Coloração de Gram: Técnicas e Resultados
Microbiota das mãos
A placa foi subdividida em quatro partes para a elaboração do meio de cultura:
1. Dedo contaminado
2. Dedo lavado com álcool a 70%
3. Dedo lavado com água e sabão
4. Dedo lavado com água sabão e álcool 70%
Dedo Contaminado
Inicialmente foi usada a placa de petri, Ágar nutriente para a elaboração do meio de cultura do dedo contaminado do aluno, e inserido na placa.
Dedo lavado com Álcool
O aluno estava com o dedo contaminado e logo em seguida lavou com álcool 70% e foi inserido na placa de Petri com o ágar nutriente.
Dedo lavado com água e sabão
A mão foi lavada no procedimento correto com água e sabão e em seguida enxaguada em água corrente e secada com papel toalha e inserido na placa de petri.
Dedo lavado com água sabão e álcool
A mão foi lavada no seu procedimento correto com água e sabão e enxaguada em água corrente e secada com papel toalha e logo em seguida a aplicação do álcool á 70% e o dedo foi inserido na placa ágar nutriente.
Mesa da Lanchonete
Foi usada duas placas petri e um tubo de ensaio com uma consistência liquida e transparente, para a coleta da substancia bacteriana para o meio de cultura. Foi coletado o material em uma das mesas da lanchonete com o Stuart e depois inserido no tubo de ensaio e logo após inserido na placa de MacConkey em movimentos de zig-zag. O mesmo procedimento foi realizado na placa ágar sangue em movimentos de zig-zag.
Pia da Lanchonete
Na pia da