Relat Rio
Data: 20/03/2015 – 02/04/2015
Grupo 1 – Membros que efetivamente participaram da prática: Brandow Lee Neri 15/0006632, Thiago Ribeiro 14/0164006, Victoria Alves Hatab 15/0023138.
Objetivo
Observar e analisar o movimento e as propriedades físicas que atuam sobre a esfera, assim como os valores obtidos a partir de determinada situação ou posição em que ela se encontra.
Introdução O lançamento de um corpo é constituído por uma combinação de dois movimentos que, se analisados de maneira empírica, reconhece-se que um tem a tendência de seguir o movimento natural de queda livre, onde atua para o centro da Terra, e o outro consiste no movimento forçado, coagido por um corpo que juntos implicam em um movimento oblíquo, ou seja, em uma trajetória parabólica que é resultante da atribuição de dois movimentos, que se usados é popularmente chamado de Lançamento de Projéteis.
Materiais
01 esfera de aço
01 trilho curvo com parafuso ajustável e fio de prumo na base
01 folha de papel pardo
01 folha de papel carbono
Régua milímetrada
Compasso
Fita adesiva
Procedimentos Em uma rampa com trilho curvo a esfera de aço foi lançada de quatro alturas distintas, na qual em cada altura o lançamento era reproduzido 10 vezes. As distâncias e alturas foram medidas com o uso de uma régua milímetrada. No momento em que a esfera caía, esta colidia com o papel carbono deixando uma marca no papel pardo. Após as 10 reproduções, com o uso de um compasso, foi feito o menor círculo possível ao redor dos 10 pontos. A finalidade deste círculo era a obtenção do desvio médio do projétil, cujo cálculo é feito a partir da medida do raio do círculo. Com o uso do fio do prumo marcou-se um ponto de origem em relação à canaleta para medir o alcance médio do projétil através da distância entre a marca feita pelo prumo e o centro do círculo. Com o auxílio da balança de precisão mediu-se a massa da esfera de aço. Com os valores obtidos