Relat Rio T Cnico 2015
Empresa:
SENAC-Niterói
Data: 03/03/2015
Responsável Técnico:
Simone Benardino Silva
Local de Avaliação:
Avenida Pastor Martim Luther King Junior,126, Del Castilho, RJ
Shopping Nova América
Disciplina:
Montagem das Ações de Segurança
Professor:
Flávio Moreno
Por volta das 11:00 h da manhã do dia 16 de Fevereiro do corrente ano, um incêndio destruiu Parcialmente o Shopping Nova América.
O incêndio começou em uma área de salas comerciais, no segundo andar. Aproximadamente 40 lojas foram destruídas e parte do telhado desabou.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Perícias, a ausência de elementos comprobatórios no momento impede de afirmar com certeza o acidente.
A classificação da causa do incêndio foi provavelmente acidental: Eletricidade (Excesso de carga) e Superaquecimento (Aparelhos elétricos deixados em funcionamento, que atingiu materiais de fácil combustão e provocou o incêndio).
Pelas exigências legais: Portaria do Ministério do Trabalho nº 3214 em suma Norma Regulamentadora nº 23 e NBR 14.276/99, foram utilizados métodos (Extintores, hidrantes, Brigada de incêndio) , (Ações Preventivas e Ações de Emergências) para a contenção do acidente.
No incêndio de grandes proporções houve prejuízos com maquinários e material de estoque. A perda foi total em dezenas de lojas e escritórios. Não houve feridos, mas dois bombeiros passaram mal ao inalar a fumaça.
A conclusão final frente aos acontecimentos deste acidente:
Não há dúvidas de que o sinistro teria se originado no interior de uma das salas empresariais do segundo piso com equipamentos elétricos irregulares nas suas especificidades. A loja deveria indenizar por danos materiais, e lucros cessantes ( perdeu o investimento de toda uma vida de trabalho) as outras dependências afetadas pelo incêndio.
Bibliografias:
http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/113457493/apelacao-civel-ac-70052314051-rs/inteiro-teor-113457503
www.novaamerica.com.br/card/nota-oficial-3-17fev15