Atps Renato
Passo 1 e 2
Marketing de Relacionamento
Antes da Década de 50 até os dias de hoje;
A partir dos anos 50 nasceu o Marketing propriamente dito. Após a segunda guerra mundial foi aceito oficialmente na Europa.
No Brasil o marketing chegou no final da década de 60. Porém há milhares de anos o mundo praticou o marketing e manteve o relacionamento com seus clientes, onde seus vendedores conheciam as necessidades de seus clientes.
Na era da nova economia mundial, pós guerra, consumidores começam a observar suas necessidades, criando exigências dos fabricantes, onde um convívio continuo e um vinculo com o consumidor.
Surge um novo conceito, o marketing de relacionamento, sendo aprimorado, estudado e implantado nas empresas para garantir a satisfação total do seu consumidor.
O marketing de relacionamento representa uma nova ferramenta na sinergia entre uma empresa e seus consumidores.
Até meados dos anos 90, a grande maioria das empresas, havendo exceções, o esforço era apenas colocar no mercado os seus produtos e serviços, com a visão de lucros.
Não havia preocupação em preservar, e sim apenas buscar novos consumidores.
O marketing de relacionamento visa buscar esses clientes que não reclamam, para ter um mapeamento da visão dos seus produtos e serviços.
Abordando o marketing de relacionamento, vimos que fornece elementos suficientes para pressupor que os relacionamentos almejados pelas empresas, necessitam da comunicação boca-a-boca entre clientes e consumidores que se relacionam por alguma razão. O relacionamento entre empresa e cliente é indicado a todas as empresas e seus envolvidos.
Pesquisado por Sonia Bernardino – RA 6892520083
Antigamente nos anos 50, 70,80 era praticamente produzir e produzir vender e vender e com o passar dos anos o mercado começou a ficar mais exigente com mais e mais concorrentes exigente táticas e estratégias de mercado e analise de comportamento do consumidor precisando de um marketing mais agressivo.
Com mais atenção, referente