RELAT RIO I MEDIDAS DE VOLUMES APROXIMADAS E PRECISAS
PROF.: Marcia Kaezer
MEDIDAS DE VOLUMES APROXIMADAS E PRECISAS
TURMA: Bacharel de Química
NOME: Luiz Felipe Costa da Silva ASSINATURA Ariel Cardozo João Batista
DATA DE REALIZAÇÃO DA PRÁTICA: 16/12/14
DATA DE ENTREGA DO RELATÓRIO:
I- Introdução
Em experiências de laboratório, as medidas de volume aproximadas são efetuadas em provetas graduadas, cálices graduados e de um modo mais grosseiro, em beckers em escala. As medidas volumétricas de precisão são realizadas utilizando aparelhos volumétricos precisos (balão volumétrico, pipetas volumétricas e graduadas e buretas). A prática de análise volumétrica requer a medida de volumes líquidos com elevada precisão. Para efetuar tais medidas são empregados vários aparelhos, que são classificados em duas categorias:
Categoria 1: Aparelhos calibrados para dar escoamento a determinados volumes, por exemplo: pipetas e buretas. As pipetas são de dois tipos: Volumétricas ou de transferência, são um tubo de vidro com um bulbo na parte central com um traço de aferição na parte superior. As pipetas graduadas, como o próprio nome diz, são um tubo de vidro com graduação de acordo com o volume que pode medir. Geralmente são de menor precisão que as pipetas volumétricas.
As buretas servem para medir volumes varáveis de líquidos. São constituídas de um tubo de vidro calibrado e graduado. Possuem uma torneira para permitir o controle do escoamento.
Figura 1: a) Bureta b) Pipeta Volumétrica c) Pipeta Graduada
Categoria 2: Aparelhos calibrados para conter determinados volumes, por exemplo: Balões volumétricos. Os balões volumétricos são balões de vidro de fundo chato e gargalo longo, providos de rolhas de vidro esmerilhadas. O traço de referência marcando o volume pelo qual o balão foi calibrado é gravado sobre o gargalo. Assim quando for fazer a medida, a parte inferior do menisco tem que coincidir com o