CASEMIRO PESQUISA
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E DOCÊNCIA
NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
TEMA: O saber – fazer (Pedagogia da competência) de docentes do curso de bacharelado em Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no olhar dos discentes.
FABIANA FERREIRA BATISTA
PROF. CASEMIRO CAMPOS
AGOSTO/2013
Tema: Pedagogia da competência – O saber fazer de bacharéis.
Delimitação do tema: O saber – fazer (Pedagogia da competência) de docentes do curso de bacharelado em Administração da Universidade Estadual Vale do Acaraú, no olhar dos discentes.
JUSTIFICATIVA
A formação de professores vem sendo percebida como uma questão fulcral nas redes, nos sistemas, nas licenciaturas, nas universidades e também nas iniciativas individuais, que apontam uma nova vertente de preocupação que é a formação do professor no Bacharelado. Com uma formação continuada geralmente desenvolvida em modelos de cursos intensivos em breves períodos que se anunciam como preparação profissional, ou em cursos de Lato Sensu ou ainda Stricto Sensu, os professores adentram o magistério, em muitos casos, sem a formação específica, como acontece com a docência nos bacharelados onde se situa grande número de profissionais liberais lecionando. O ensino como matriz de referência para a construção do conhecimento e, por sua vez, como um ponto de grande relevância a formação profissional, se apresenta como uma questão de estudo, especificamente quando se questiona os aspectos: qualidade de ensino, formação para a autonomia ou mercado formação profissional, formação técnica, além de temáticas que referenciam a qualidade do profissional (PIMENTA, 2006). Neste sentido a preocupação com a formação do professor bacharel para o ensino universitário, deu-se por se tratar de cursos que não possuem em sua matriz curricular disciplinas com o aparato em desenvolver ações didáticas voltadas para a docência. O estudo visa compreender como se