Relat Rio Visita Vitor Becker
RELATÓRIO DA VISITA TÉCNICA NA ETE DE FRANCISCO BELTRÃO
ACADÊMICO:
Vitor Becker
Professor: Ricardo Fregonese
Francisco Beltrão
2015
Sumário
OBJETIVO 3
INTRODUÇÃO 3
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO 3
O TRATAMENTO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 25
OBJETIVO
O presente relatório tem como objetivo detalhar as etapas de uma Estação de Tratamento de Esgoto, mostrar fatores químicos e biológicos que envolvem o sistema e também descrever a visita feita à ETE, de Francisco Beltrão, Paraná.
INTRODUÇÃO
O uso da água ocorre de diversas maneiras no cotidiano humano, seja para tomar banho, lavar louça, ou na descarga do vaso sanitário. Após ser eliminada, ela passa a ser chamada de esgoto. A origem do esgoto divide-se em: doméstica, pluvial (água das chuvas) e industrial (água utilizada nos processos industriais). Caso não haja tratamento adequado, o esgoto pode causar enormes prejuízos à saúde pública por meio de transmissão de doenças, as quais podem ocorrer por contato direto ou através de ratos, baratas e moscas. O esgoto, ainda, polui rios e fontes, afetando os recursos hídricos e a vida vegetal e animal. Dessa forma foram instituídos padrões de qualidade de efluentes, visto que o planejamento de um sistema de esgoto tem dois objetivos fundamentais: a saúde pública e a preservação ambiental.
Por meio da rede coletora pública, o esgoto sai das residências e chega à estação de tratamento, denominada ETE. O sistema é longo, pois o esgoto é recolhido por ramais prediais e levado para bem longe, o que exige a realização de grandes obras subterrâneas ao longo das ruas.
DESENVOLVIMENTO TEÓRICO
Esgoto, efluente ou águas servidas são todos os resíduos líquidos provenientes de indústrias e domicílios e que necessitam de tratamento adequado para que sejam removidas as impurezas e assim possam ser devolvidos à natureza sem causar danos ambientais e à saúde humana.
Geralmente a própria natureza possui a