Relat Rio Sobre Polui O Atmosf Rica
Considera-se poluente qualquer substância presente no ar que, pela sua concentração, possa torná-lo impróprio e nocivo ou ofensivo à saúde, causando inconveniente ao bem-estar e danos materiais, à fauna e à flora etc...
Os poluentes atmosféricos existem sob a forma de gases e de partículas e podem ser naturais e artificiais, provenientes de indústrias, usinas termo elétricas, veículos automotores.
Dentre os poluentes naturais, estão às cinzas e gases de emissões vulcânicas altamente tóxicas compostas principalmente de enxofre, partículas do solo ou gotículas de água salgada do mar, partículas e gases de incêndios florestais e os grãos de pólen.
Os poluentes artificiais, produzidos pelas atividades humanas e "jogados na atmosfera", são, na sua grande maioria, aqueles produzidos pela queima de combustíveis fósseis como o petróleo ou gás de cozinha.
A atmosfera é a camada gasosa da biosfera, indispensável para a vida na Terra. Devido a sua extensão, cerca de pouco mais de 800 quilômetros de altitude, a atmosfera é dividida em camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Mas é na baixa atmosfera ou troposfera, porção onde vivemos que ocorrem os efeitos nocivos dos produtos das atividades humanas.
Os efeitos da poluição atmosférica são numerosos e diversos, estendendo-se dos toxicológicos aos econômicos. Materiais, animais, vegetais e pessoas podem ser indiscriminadamente afetados pelos efeitos de poluentes, direta ou indiretamente.
Nos humanos, os poluentes atmosféricos gasosos ou particulados normalmente entram no organismo por via respiratória, afetando os pulmões e o aparelho respiratório.
Nas plantas, os poluentes são absorvidos pelas folhas, que permitem as troca de gás carbônico por oxigênio.
Também há substâncias que provocam alterações na atmosfera, produzindo efeitos nocivos a grandes proporções ou até sobre o planeta Terra, esses efeitos são principalmente a destruição da camada de ozônio e o